Quem é da década de 80 (ou até antes) deve se recordar dos “Ataris” da vida. Foram os jogos desse console que nos faz lembrar as coisas boas da nossa infância, ou não! Um deles foi o não tão famoso Atari 800, certo? Se lembram dele? Olha aqui uma fotinho pra refrescar a memória.

O motivo deste post nostálgico é muito simples: Em 2009, se comemora 30 anos de Atari 800. Clássica versão do microcomputador (lançado em 1979) de 8-bits que vinha com super 8KB de memória RAM, mas com possibilidade de upgrade pra até 48KB.

O Atari 800 tinha várias funcionalidades, mas pouco utilizadas. Uma das melhores eram suas portas de entradas para quatro controles e, usando controles analógicos, era possível jogar em até 8 pessoas. Apesar de ser antigo, ele utilizava um microprocessador 8-bit Synertek 6502B, um chip adaptador para televisão, o GTIA, e possuia também um chip de áudio, o POKEY.

De qualquer forma, o Atari 800 foi pouco comercializado, mas aposto que quem teve se divertiu um bocado e tem boas recordações.

Conhecendo os consoles atuais e voltando no tempo dos 8-bits, temos um espaço de tempo de 20 anos de novas tecnologias e mudanças nos jogos. Ver que antes alguns pixels formavam um personagem e hoje é parte pequena de um cenário faz pensar em qual é o próximo passo dos vídeo games. Até lá, vamos comemorar por terem inventado o Atari 800. Parabéns a ele!

Yip yip, Hurraaa! \o/