Howdy!

O heavy metal é cheio de músicos nerds, quer vocês acreditem ou não. A maioria deles em banda conhecidíssimas, até mesmo para quem não curte Metal.

As músicas deles são cheias de referências à obras de ficção científica, tanto em literatura quanto cinema. Quer provas? Não lhes dou apenas uma, mas várias provas!

Ronnie James Dio – O vocalista do Rainbow/Black Sabbath/Dio já declarou um sem número de vezes que muitas de suas músicas são insipiradas em aventuras de RPG. Suas letras sempre contém referências a dragões, fadas, bruxas, cavaleiros imponentes e princesas belíssimas. Afinal, só sendo um baita nerd para chamar suas canções de Man on the Silver Mountain e Neon Knights não é mesmo?

Iron Maiden – Aah o Maiden. A maior banda de todos os tempos e universos também tem sua cota de canções nerds. A música “To Tame a Land” é inspirada no mega clássico Duna, de Frank Herbert. Steve Harris, o baixista e líder da banda até tentou chamar a música apenas de Dune, mas Herbert vetou a iniciativa por odiar bandas de Metal! Outras músicas com temática bem nerd deles são: Caught Somewhere in Time, When Two Worlds Collide, Brave New World, The Prisoner. Todas baseadas em livros, séries ou filmes.  Além disso todo o álbum “Somewhere in Time“, de 1986, possui uma temática e sonoridade bem futuristas.

Iced Earth – A banda norte americana fundada pelo guitarrista Jon Schaffer lançou um álbum entitulado “Horrorshow“, onde cada música homenageia um clássico do cinema de Terror. Entre os nomes das músicas temos “Damien“, “Dracula“, “The Wolf“, “Im-ho-tep“. A banda também lançou o álbum “The Dark Saga“, onde o conceito do disco é contar a história de ninguém menos que Spawn.

Metallica – Dois clássicos da banda, “The Call of Ktulu” e “The Thing that Should Not Be“, são inspiradas nas escritas de H.P. Lovecraft, mais precisamente no personagem Ctulhu, um ser mítico com o tamanho de uma montanha que se comunica com os homens através de sonhos. Tanto as músicas quanto os livros de Lovecraft são cultura indispensável!

Star One –  Se as bandas mencionadas acima apenas tocam na tangente da temática nerd, o Star One é uma banda de nerds para nerds! O projeto foi idealizado por Arjen Anthony Lucassen, da banda Ayreon, e conta com nomes como Russell Allen, Damian Wilson, Floor Jansen, além do próprio Lucassen. A idéia do projeto é cada música homenagear um clássico da sci-fi, seja em série de TV ou cinema. As homenagens vão de clássicos como 2001, Star Wars, Star Trek, Duna, Alien, Stargate. Até mesmo filmes não tão conhecidos como Inimigo Meu e Outland são homenageados nas músicas. Procure por Star One no YouTube e deleite seus ouvidos, pois não apenas as letras são um primor. A música também é um Metal de primeira linha que não irá desapontar os “headbangers”.

Bom povo, estas são as bandas que me vieram à cabeça no momento deste post. Se você, leitor, souber de mais alguma banda de Metal, ou de outro estilo que tenha música com temática nerd, não seja tímido. Vá nos comments e compartilhe esse conhecimento com a gente! Por enquanto é só pessoal!

Vida Longa e Próspera \\//

Texto escrito por Gu Valente.