Podem falar o que for, mas o novo perfil de Sherlock Holmes com certeza vai ficar marcado por um bom tempo na história do cinema.

Quando ouvi falar que ia sair um filme sobre o mestre de desvendar mistérios, me empolguei bastante, mas cá entre nós, não procurei saber muito do filme, só sabia que contava com o Homem de Fer… digo, Robert Downey Jr. e com Jude Law, que faria o parceiro de Holmes, Dr. Watson.

Os trailers me deixaram fascinada. Algumas cenas pareciam a “Super Câmera” do Discovery Channel e eu simplesmente adoro isso. Explosões, tiros, comédia… Perfeito.

O filme, como todo bom filme, traz tudo que o trailer mostrou… em dobro. Sr. Holmes prevendo os ataques inimigos, cheirando destroços para tirar suas conclusões, me faziam vibrar na cadeira… o cara é foda!

Robert Downey Jr. está se superando cada vez mais no cinema, e Jude Law não ficou pra trás, botou as asinhas de fora, e mostrou quem é o único que consegue agüentar (ou não) o detetive paranóico.

Temos também no elenco Mark Strong como Lord Blackwood e Rachel McAdams como Irene Adler, antiga rival que, aparentemente é a única que consegue seduzir Holmes para se dar bem na história.

Gostei muito da trama e em como foi trabalhado o roteiro, falas bem-humoradas assim como as caretas de Downey Jr. foram essenciais para deixar o mistério um tanto quanto cômico.

A trilha sonora composta por Hans Zimmer (o Deus das trilhas sonoras em filmes) ficou completa, dando um ar mais divertido para as cenas de lutas.

Engraçado que, no final o filme me deixou com um ar de “ahn?” e pum, acabou. Não pela história em si, pelo contrário, ela foi muito bem explicada. Mas parece que ficou faltando algo, como se uma continuação fosse incrivelmente necessária para tirar essa sensação. O que me pareceu, em minha humilde opinião, algo muito forçado.

História boa, atores melhores ainda e cada cena com sua dose certa de humor, o diretor Guy Ritchie, fez um ótimo trabalho, com pessoas certas. Mas eu particularmente, espero bem mais do segundo filme…

Nota: O segundo filme já foi confirmado com o mesmo elenco, e contará a possível história do Professor Moriarty (o grande vilão dos livros). As filmagens começam em junho deste ano.

Kell tem um bom professor que a está ajudando para escrever reviews. (S2)