“Have at you!”

Produção? Música de estréia por favor. Ah! Agora sim! Sejam bem vindos ao maravilhoso mundo do RPG e dos jogos de mesa. Nessa coluna que estreia hoje, pretendo trazer para vocês um pouco das emoções de reunir os amigos em volta de uma mesa para jogar um bom jogo. Alem disso, espere encontrar por aqui tudo o que você precisa para que, mesmo não conhecendo nada desse mundo, posso jogar em alguma mesa, ou até mesmo comprar seus livros/jogos e montar a sua mesa com os amigos.

E nada melhor para uma estréia do que mostrar um pouco de cada uma das áreas que serão abordadas por aqui:

War games ou Jogos de Guerra: É uma modalidade de jogo de tabuleiro em que dois jogadores (ou times de mais jogadores) controlam exércitos para criar uma verdadeira guerra. Nesses jogos são usados dados, marcadores, miniaturas e principalmente um grande mapa onde a batalha irá ocorrer. A grande atração desses jogos é o fato de que a tática e a estratégia são os atributos mais importantes.

Normalmente duram horas e só se tem o resultado do combate realmente no final; é impressionante a quantidade de vezes que um pequeno erro leva o lado que aparentemente está vencendo para o fim da tabela. São exemplos desse tipo de jogo o famoso War, o novo Risk, Axis and Allies e até mesmo de uma maneira mais geral: os jogos de miniaturas.

Miniature game ou Jogo de Miniaturas: É uma modalidade de jogo de tabuleiro bem parecida com os Wargames, porém os miniature games tem sempre o grande atrativo de ter as miniaturas. Pode parece pouca coisa, mas o fato de ter uma representação visual de seu exército acaba dando um ânimo a mais para os jogos. Não importa se elas são representações de figuras mitológicas, a figuras clássicas de algum jogo famoso (como o D&D ou Warcraft), figuras de algum filme (como Star Wars) ou figuras de guerra realmente (algumas inclusive com escala e pintura extremamente fiéis as usadas pelos soldados nas guerras), o que realmente faz a diferença é ver e tocar a peça que representa seu exército e poder ver a diferença entre dois soldados ou ainda duas companhias diferentes. São exemplos desse tipo de jogo o D&D Miniatures game, Warcraft Miniatures, Star Wars Minitures, Crimson Skies e Horrorclix.

TCG/CCG (Trading Card Game/Collectibles Card Games) ou Jogo de Cartas Colecionáveis: São jogos de estratégia em que os jogadores utilizam baralhos para duelar. Um ótimo exemplo para começar já fazendo certas pessoas entenderem é Yu-gi-oh! Para quem assistiu o anime, o TCG nada mais é do que aquilo. Você decide qual TCG mais te agrada, aprende o set de regras dele e começa a desenvolver uma estratégia e um baralho que seja bom contra todos os outros.

Normalmente são jogos que estão em constante renovação, sempre que coleções novas são lançadas, novas regras e cartas são adicionadas e em alguns casos, coleções antigas são retiradas do formato competitivo (formato utilizado nos torneios oficiais). São exemplos desse tipo de jogo o próprio Yu-gi-oh!, Magic The Gathering, World of Warcraft TCG, Dual Masters e Magi Nation.

Drugue quer e muito o TCG Mytos y Leyendas. Alguem sabe onde vende?