Howdy!

Feliz pra caramba com uma das notícias mais expressivas do cinema nos últimos anos. Aconteceu o que todo mundo sabia que ia acontecer, mas ninguém tinha colhões pra dizer em voz alta: Avatar bateu no Titanic!!

Feito histórico para um filme que surgiu desacreditado por críticos, jornalistas, fãs, e qualquer cinéfilo que se preze. O espetáculo visual e narrativo de James Cameron arrecadou US$1,881,163,587 em 40 dias em cartaz. Mais rápido que o próprio Titanic por sinal.

Claro que muita gente vai dizer que arrecadou tudo isso por causa do preço elevado das salas IMAX, e olhando assim, Titanic ainda teve mais espectadores do que Avatar. Mas nem todas as cidades do mundo têm IMAX (aqui no Brasil temos apenas em São Paulo e em Curitiba), e Cameron conseguiu mais uma vez arrastar multidões aos cinemas em tempo de crise na indústria. Numa era de downloads, e pessoas esperando os filmes chegarem no mercado de home-video, o fato de Avatar ter arrecadado essa imensa quantia é um bom sinal.

Eu tive a oportunidade de ver o filme no IMAX de São Paulo, e digo que a experiência de imersão no filme que o diretor tanto prometia é real. No IMAX, sua visão é preenchida inteiramente pelo filme, sem contar o 3D sensacional que nada lembra aqueles 3D de cinemas de parques de diversões. As cenas realmente tem profundidade de espaço, onde até mesmo uma simples conversa entre Sigourney Weaver e Sam Worhtington pode-se notar a distãncia entre eles, o cenário no fundo. Claro que as cenas de ação e as florestas luminosas de Pandora também ficam lindas em IMAX 3D.

Se você mora perto de alguma sala IMAX, aproveite e vá ver o filme antes que ele seja substituído pelo novo delírio de Tim Burton, “Alice no País das Maravilhas”. Avatar é uma experiência única no cinema. E antes que o 3D se torne modinha (Harry Potter 7, Homem de Ferro 2 e Fúria de Titãs já serão convertidos em 3D, mas dificilmente atingirão o mesmo resultado de Avatar) vale a pena você dizer que viu o filme que iniciou uma nova era no Cinema moderno.

GuValente ficou com medo do trailer de Alice em IMAX 3D.