Multi sunt vocati, pauci vero electi.BoxArt

Bem vindos a mais uma WarZone, agora com a nova frase de abertura que nada mais é do que a frase de encerramento da última postada, porém agora em latim (que é muito mais chique né). Para quem não acompanhou, a frase significa: “Muitos são chamados, porém poucos são escolhidos” e vocês que estão nessa zona de guerra são os escolhidos para viver as aventuras e emoções em volta de uma mesa. Para quem me segue no Twitter ficou meio evidente que o tema dessa coluna seria esse, então hoje vamos falar de Settlers of Catan ou, como o título em português:  Descobridores de Catan. Catan (como os jogadores preferem chamar) é um Boardgame inventado por Klaus Teuber e lançado em 1995, e depois disso o jogo só acumulou expansões, prêmios e admiradores por todo o planeta.

Catan é até fácil de se aprender a jogar, porém por ser um jogo de estratégia, ele tem muitas nuances de regras que eu acho que ficariam meio massantes se discutidas aqui. Basicamente, o jogo se passa em uma ilha, que nada mais é do que o tabuleiro do jogo, este é formado por hexágonos Tabuleiro do jogoindependentes um dos outros, que mudam cada vez que uma rodada é jogada, dando assim um ar novo a cada jogo. Os jogadores são os desbravadores que querem colonizar essa ilha e para isso precisam coletar recursos para construir acampamentos, estradas e quem sabe evoluir esses acampamentos para grandes cidades. E como funciona essa coleta de recursos? Simples, seus acampamentos são construídos nas intersecções dos hexágonos e com isso cada acampamento toca em pelo menos dois deles. Esse hexágonos tem um número dentro que vai de 2 a 12 (números que podem sair em uma rolagem utilizando 2d6) e no início de cada turno, o jogador que for jogar rola os dados e todos os acampamentos que estiverem naquele número geram recursos, porém o legal é que no seu turno pode ser que você dê apenas recursos para seus adversários.

Para facilitar essa obtenção de recursos, o jogo permite a troca entre  jogadores, ou seja, você na sua rodada pode simplesmente virar pra mesa e dizer: “Pessoal, estou precisando de madeira, alguém quer trocar?” e pode ser que alguém responda: “Troco uma carta de madeira por duas de pedra!”, e só vai depender de vocês.

Acampamentos e estradas posicionadas

Acampamentos e estradas posicionadas

No caso de ninguém aceitar a troca, você ainda pode trocar 4 cartas do mesmo recurso por qualquer um com o próprio tabuleiro do jogo. Além disso, existem cartas de desenvolvimento que adicionam novas mecânicas ao jogo e claro, o famoso Ladrão! Esse bichinho asqueroso fica a espreita e sempre que um jogador tira um 7 nos dados ele entra em ação. Ao tirar 7, você ganha o direito de mover o ladrão para qualquer hexágono no tabuleiro, e ao fazer isso ganha também o direito de roubar um recurso de alguém que tenha um acampamento ou cidade nesse hexágono.

Até ai tudo bem, você deve estar pensando que o Ladrão é um cara até bastante gente fina, certo? Errado, em um jogo de 3 ou 4 pessoas, sempre que o 7 é tirado e o ladrão entra em movimento, qualquer pessoa que tenha 7 ou mais cartas de recursos na mão deve descartar metade delas arredondado para baixo e tem mais, sempre que o ladrão está presente em um hexágono diferente do deserto, esse hexágono não produz recursos enquanto o bichinho ali estiver.

Como dito, Catan não tem o melhor livro de regras do planeta, mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças, acredito que uns dois ou três jogos bem realizados são suficientes para se compreender as regras. Agora, para se criar uma estratégia boa o bastante para vencer, ah, isso pode levar muito tempo. Catan é um dos boardgames clássicos que qualquer colecionador deve ter em sua coleção e é extremamente divertido. Seu preço é o principal problema, pois nas lojas brasileiras você não encontra ele por menos de R$140,00 – o que não é um preço absurdo se formos ver a qualidade do jogo, porém não se pode dizer que é um preço tão acessível. Eu sou suspeito para falar, pois apesar de ainda não ter um pra mim, já me considero um viciado em Catan e como um viciado adoraria que mais pessoas jogassem para poder criar uma verdadeira comunidade. Se você gostou e gostaria de experimentar, mas não quer pagar o valor pelo jogo, é bem simples, entre em www.playcatan.com, faça sua conta e comece a jogar Catan online e gratuitamente.

Catan é um jogo fantástico que sem dúvidas merece uma nota 9. Sim 9! Por que eu só daria um 10 pra um jogo depois que todos os outros fossem lançados? Por que se aparecer um melhor do que ele eu faço o que? Dou um 11…rsrs. Brincadeiras a parte, Catan é um jogo sensacional que merece pelo menos uma conferida de leve pra ver como ele funciona bem. Joguem e conquistem Catan.

Drugue agora adora dizer: “Yes we Catan”