Olá amigos! Tudo certo?
Como foram de final de semana?

Estão prontos para começar mais um Game News? Que tal fazer algo um pouco diferente? Já que semana retrasada, vocês sabem que o mundo inteiro estava focado em um só ‘ideal’: o 3DS. Por mim, nada mais justo que fazer um especial bacana sobre o console da semana passada: o NGP.

Claro que como uma boa Sonysta que sou, não poderia deixar de dar créditos à Sony por esse trabalho excelente. E já que eu não estou mais com tanto tempo para acompanhar notícias, fiquei realmente surpresa com o portátil. E cá entre nós, eu AMEI! =) Agora vamos as novidades, que rufem os tambores!

Todos aguardavam ansiosos por novidades. O mundo dos games andava bastante agitado com a Nintendo, o seu 3DS e muitos rumores sobre um tal de PSP2 ou então o PS Phone. Mas em uma certa conferência da PlayStation Meeting 2011, todos ficaram de queixos caídos com o anúncio oficial do sucessor do PlayStation Portable, o NGP, ou Next Generation Portable (Portátil da Nova Geração, nome lindo! xD).

HardwareAnalisando as características técnicas do aparelho, ele pode ser confirmado como o portátil mais poderoso do momento, chegando bem perto dos gráficos do PS3. Com um processador ARM Cortex-A9 core (de quatro núcleos) e uma GPU SGX543MP4+ (que também possui quatro núcleos), o novo portátil da Sony é quatro vezes mais potente do que o iPhone 4.

Analistas acreditam que o iPhone 5 usará esse mesmo esquema de processadores, porém com metade dos núcleos. Os consoles disponíveis na conferência da PlayStation Meeting possuíam 1 GB de memória RAM, entretanto, vale destacar que esses modelos devem ser estações de desenvolvimento. Assim, o mais provável é que o console possua algo em torno de 512 MB com 128 MB dedicados ao vídeo. Um salto e tanto se comparado aos 64 MB do PSP, ou até mesmo aos 512 MB do Xbox 360.

Quando falamos que um portátil pode se igualar a um console do estilo PS3, a maioria pode virar a cara e achar um tanto quanto… absurdo. Mas a Sony mostrou que isso não era mentira. O NGP é capaz de rodar Metal Gear Solid 4 sem perder a qualidade das texturas e geometrias dos modelos. A única diferença foi a taxa de frames por segundo, que demonstrado no palco, era de 20 FPS. De qualquer forma, um jogo que fez inveja a muitos consoles foi Uncharted, rodando maravilhosamente bem.

MGS4 no novo portátil da Sony

Tela – Para não ficar de fora da tecnologia “tela de toque”, o NGP conta com um visor de OLED Multi Touch e o melhor: ele é maior do que o PSP original. Agora são 5″ em vez das 4,3″.

O monitor segue com proporção de tela de 16:9, porém com resolução de 960 x 544 (quatro vezes maior do que a do PSP) e capacidade para apresentar aproximadamente 16 milhões de cores. A grande sacada da empresa é a mudança no sistema da tela de LCD para o backlight de OLED. O sistema de emissor de luz é mais fino e econômico. Isso porque a tela OLED possui luz própria, não necessitando de luz de fundo ou luz lateral (backlight ou sidelight).

Baixo tempo de resposta e um taxa de contraste muito superior à das telas LCD també m são qualidades da OLED. Assim, o NGP conta com uma tela mais fina, econômica (que não consumirá tanto a bateria do aparelho) e capaz de reproduzir imagens com muito mais qualidade. (Nota do Editor: “Já disse que eu amo esse aparelho?! Hahaha”)

Controles – Agora, o que tanto aguardavámos: o NGP contem DOIS analógicos! Finalmente! Facilitando o movimento da jogabilidade. Sem contar que, o portátil tem duas telas sensíveis ao toque. Isso mesmo, a dianteira (da frente para os leigos) e a traseira. Como isso funciona? No jogo, além de você poder controlar tudo via toque (ui!), mexendo os dedos no multitouch traseiro, você conseguirá controlar seu jogo. Legal né? 😄

Bateria, Câmeras, Som, Conectividade  e Cartão de Memória

Rumores circulam dizendo que a bateria do NGP poderá durar de 4 a 5 horas. E podemos dar algum crédito a isso, já que a tela OLED pode ajudar nessa economia de bateria. Diferente do Nintendo 3DS que a bateria deverá durar de 3 a 5 horas, dependendo das condições de luz e se você utiliza o suporte 3D.

Duas câmeras foram adicionadas ao NGP (ainda bem, comprar a câmera a parte é uma puta sacangem!), uma frontal e uma traseira, porém não foram divulgadas as resoluções das câmeras nem se terá captura de vídeo – o jeito é aguardar mais detalhes nos próximos meses. Como também, o NGP terá microfones e alto falantes estéreos embutidos.

Outro ponto positivo, é que o NGP terá multiconectividade, isto é, o portátil oferece suporte a 3G, Wi-Fi e Bluetooth, mas serão lançadas duas versões, uma com 3G e outra sem (para meros mortais como eu =D). Entretanto, todos contam com a conexão Wi-Fi. Sem contar que o NGP terá um GPS integrado, no estilo ‘Foursquare’, que pegará sua localidade dentro do jogo e localizará outros jogadores ao seu redor!

A (melhor!) novidade é a mídia para jogos. Digam “adeus” aos discos UMD e “aleluia” ao cartão de memória. O novo dispositivo permitirá que o jogador salve conteúdos adicionais no próprio cartão: jogos, saves, músicas, arquivos, etc.

KellxD fará de tudo para ter (uma vida) um portátil melhor